CRONICA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UMA PROSA BEM AFIADA II

      As crônicas apresentam características de literatura, entretanto, o gênero também pode apresentar, características jornalísticas, uma vez que relata o cotidiano  de modo conciso e com publicações nos jornais. 
      Esse gênero também está relacionado às transformações sociais num dado momento histórico. 
     A narrativa das crônicas, organiza-se em primeira ou terceira pessoa, como quem conta um causo. Muitas vezes, os textos apresentam trechos de diálogos e expressões cotidianas, que mesclam aspectos da linguagem escrita com outros da oralidade. 
      Por serem breves, de fácil acesso e envolventes, as crônicas possibilitam momentos de prazer aos leitores que, nem sempre, mantêm contato com os romances.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

UMA PROSA BEM AFIADA I

O cronista, num tom bem humorado, sensível e desprentensioso, ajuda o leitor a refletir criticamente sobre questões sociais, atos e sentimentos humanos, além de envolver e provocar emocões.
O cronista narra fatos do cotidiano numa linguagem simples, espontânea, ou seja, quase uma conversa.
Para ampliar o seu repertório de leitura, que tal realizar a leitura das crônicas propostas?
Para isso, basta acessar o link abaixo.  Boa leitura!

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/comedias_para_se_ler_na_escola

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VOCÊ GOSTA DE LER CRÔNICAS?

    A palavra "crônica", em sua origem, está associada à palavra grega "khrónos", que significa "tempo". Como se comprova pela origem de seu nome, a crônica é um gênero textual que existe desde a Idade Antiga e vem se transformando ao longo do tempo.
    A crônica contemporãnea é um gênero que se consolidou por volta do século XIX, com a implantação da imprensa em praticamente em todas as partes do planeta.
    Os autores que escrevem crônicas como gênero literário, recriam os fatos que relatam e escrevem de um ponto de vista pessoal, buscando atingir a sensibilidade de seus leitores.
    Amplie o seu repertório por meio de leitura de crônicas.